Especialidades

Conheça as principais áreas de atuação do Dr. Roberto Galvão

Prevenção de Cálculos Renais

Litíase, também conhecida como cálculos renais ou pedras, são o resultado do desbalanço dos chamados elementos precipitantes, especialmente o cálcio, o oxalato e o ácido úrico, levando à cristalização da urina. Poucos pacientes sabem que é possível investigar e tratar a causa dos cálculos, reduzindo a sua formação e a necessidade de procedimentos invasivos.

Infecções urinárias e leucocitúrias

Infecções urinárias de repetição são uma condição muito comum, especialmente entre as mulheres. Além da perda de qualidade de vida, as infecções podem comprometer a função dos rins no longo prazo. O trabalho do Dr. Roberto nesta área é focado no diagnóstico das causas, diagnósticos diferenciais de outras doenças que podem ser confundidas, como infecções atípicas (tubeculose, fungos), tumores e doenças da bexiga.

Nefrologia com foco na Prevenção da DRC

A Doença Renal Crônica (DRC) é a combinação da perda de capacidade filtrativa dos rins com alterações renais morfo-funcionais, como albuminúria, hematúria, cistos, cálculos, inflamações (nefrites), etc. Estima-se que 10% da população mundial sofra de algum grau de DRC e a grande maioria não sabe. As 2 principais causas: Hipertensão e Diabetes e hoje em dia há várias estratégias medicamentosas e dietéticas para frear a progressão da doença.

Hipertensão Arterial

O Dr. Roberto tem mestrado na área de Hipertensão Arterial pela Disciplina de Nefrologia da EPM-Unifesp. Ainda aluno, fez parte do grupo de Hipertensão, onde apresentou trabalhos e participou de diversos congressos médicos, entre eles o da Inter-American Society of Hypertension, em Montreal. Além de ser a principal causa de DRC, a Hipertensão pode ter uma causa secundária e deve ser investigada e tratada pelo Nefrologista.

Nefro-Geriatria e Nefro-Oncologia

O Dr. Roberto atuou por 4 anos no Residencial Israelita Albert Einstein, onde acumulou mais de 6000 horas de jornada e adquiriu expertise no seguimento de pacientes idosos. Atuou por mais de 12 anos no IBCC-Oncologia, onde tratou complicações renais decorrentes do câncer, empregando terapias modernas como a Hemodiafiltração Veno-Venosa Contínua, com destaque para o Transplante de Medula Óssea.

Própolis

Em 2018 foi publicado um estudo do grupo de nefrologia do Hospital da Clínicas (SP), demonstrando redução da proteinúria e da inflamação renal de pacientes em tratamento conservador. Devido à dificuldade em se encontrar produtos ricos em bioativos e equivalentes à dose do estudo, o Dr. Roberto aprofundou-se no estudo de trabalhos sobre o tema, visando oferecer o melhor tratamento.

YouTube

O Canal Nefrologista é o maior canal de saúde renal do YouTube com foco na prevenção, hoje com mais de 250 mil inscritos. Com uma linguagem fácil a todos os públicos e ao mesmo tempo técnica, o Dr. Roberto publica vídeos relevantes de utilidade pública, além de fazer a Live Semanal do Rim, onde tira dúvidas do público em tempo real

Nefrites, Hematúrias e Proteinúrias

Hematúria e proteinúria são os 2 principais achados urinários nas doenças renais glomerulares, como a nefrites. O trabalho aqui é identificar outras doenças causadoras de nefrites, como o Lúpus e diferenciar a doença renal de outras que também podem alterar o exame de urina, como tumores das vias urinárias, bexiga e o próprio rim.

Atletas, Creatina e Check-Up
Cistos Renais e Rins Policísticos

A prática de atividade física, incluindo a musculação, traz inúmeros benefícios à nossa saúde. O uso de creatina é tido como seguro para indivíduos saudáveis, não havendo evidência de que faça mal para os rins. No entanto, a creatina pode alterar o resultado do exame de creatinina, gerando preocupação aos pacientes. O Dr. Roberto defende a ideia de que praticantes de atividades físicas intensas que utilizam múltiplas suplementações façam uma vigilância preventiva da função renal. Exames tradicionais como o Clearance de Creatinina e modernos como a Cistatina C são as ferramentas mais utilizadas. Além de avaliar a função renal, a consulta engloba um check-up geral de saúde, visando a prática esportiva de forma segura e responsável.

Cistos renais simples são pequenas bolhas de conteúdo aquoso que se formam ao longo da vida. São estruturas inofensivas, na maior parte das vezes descobertos por acaso ao se fazer um exame de ultrassom de rotina e que só precisam ser monitorados. Os cistos "complexos" são aqueles que apresentam alterações da forma e do conteúdo, como septos e calcificações, devendo ser investigados mais profundamente com exame de tomografia. Ainda assim, em poucos casos se detecta malignidade ou lesões suspeitas com necessidade de intervenção cirúrgica. Já os Rins Policísticos são uma doença genética autossômica dominante que afeta 1 a cada 1000 pessoas, levando à falência renal por volta dos 50 anos de idade.