Por que criei o Canal Nefrologista no Youtube
Dr Roberto fala sobre o processo de criação do maior canal de saúde renal do YouTube, com foco na prevenção, hoje com 273.000 inscritos.
10/9/20253 min read
Imagine uma época em que não existiam smartphones, redes sociais, internet de alta velocidade e streamings.
Me formei médico no ano de 1996, me especializei como Nefrologista em 2000 e, naquela época, os recursos disponíveis eram o computador, os celulares como simples aparelhos para ligações telefônicas e uma internet extremamente lenta, limitada a websites e programas de e-mail.
Os meios de comunicação tradicionais (televisão, rádio, jornais de papel) ainda reinavam nessa época.
Uma das minhas maiores aflições era trabalhar como especialista numa área difícil, pouco divulgada e conhecida pelo público, mas de extrema importância — considerando os rins como órgãos vitais e o peso social de precisar entrar em diálise.
O meu maior inconformismo sempre foi receber pacientes graves em situações que seriam perfeitamente evitáveis... se tivessem acesso amplo à informação!
Com um espírito visionário, logo em 2001 criei meu primeiro blog, chamado “nefro.hpg.com.br”, para divulgar a Nefrologia e os consultórios onde eu já trabalhava. Além disso, eu disponibilizava diversos links para sites de interesse da especialidade, tanto para profissionais como para pacientes, além de criar meu famoso bordão: “Preserve os seus rins. Faça um check-up renal.”
Com o fim da plataforma HPG e por uma necessidade de me profissionalizar mais, comprei dois domínios de sites: www.nefrologista.com e www.nefrologista.com.br.
Em 2005 chegou o YouTube, onde, também de forma pioneira, conquistei em 2007 o meu primeiro @nefrologista, que passou a ser minha marca em todas as redes sociais que possuo hoje em dia.
Porém, nessa época, o YouTube era uma plataforma para postagens de vídeos pessoais, e poucas pessoas o utilizavam profissionalmente — talvez por ainda não entenderem o potencial da ferramenta.
Com a conta parada por dois anos, em 2009 concedi uma entrevista ao canal TV Aparecida falando sobre retenção de líquidos.
A partir daí surgiu a ideia de postar minhas entrevistas em programas de TV na conta do YouTube e também de criar uma seção de “vídeos” dentro do meu site, para que os futuros pacientes pudessem me conhecer melhor — minha forma de me comunicar e de tratar as questões médicas.
Até 2018, os vídeos do canal foram poucos, por depender de convites para entrevistas na TV, que tratavam apenas de temas gerais da Nefrologia, como infecção urinária, cálculos renais ou insuficiência renal.
O ano de 2019 foi marcado por muitas reviravoltas e, no mês de julho, inaugurei meu primeiro consultório como proprietário na Rua Augusta, onde estou até hoje.
Nesse momento, me dei conta de que tinha uma sala ideal para fazer vídeos e que os canais do YouTube haviam se transformado em pequenos canais de televisão profissionalizados e voltados para nichos específicos.
Foi então que percebi o potencial do meu velho canal criado em 2007 e, desde então, passei a produzir vídeos olhando para a câmera.
A partir daí, passei eu mesmo a definir os assuntos e a escutar o público, fazendo vídeos de interesse das pessoas — e aqui destaco os vídeos sobre própolis, tema que passei a abordar bastante após os insistentes pedidos dos seguidores.
O Canal Nefrologista passou a fazer sucesso no momento em que passei a trabalhar voluntariamente dentro dele e, logo em 2020, foi monetizado ao atingir 1.000 inscritos.
Ainda em 2020, chegamos a 5.000 em outubro e 10.000 em dezembro. Em setembro de 2021 batemos os 50.000 inscritos e, exatamente um ano depois, recebemos a placa prateada dos 100.000!
Atualmente, o canal se transformou em um meio de comunicação em massa dentro da Nefrologia, com 273.000 inscritos e mais de 20 milhões de visualizações em seus seis anos de existência!
Diariamente, somos assistidos por cerca de 10 mil pessoas, sendo o canal mais acessado e orgulhosamente imitado por alguns colegas.
Nossa maior missão é informar a população sobre a saúde renal, com foco na prevenção e, dentro do possível, ajudar as pessoas com ideias simples, especialmente as mais carentes.
Se você gostou desta história, divulgue para os seus amigos e se inscreva no Canal Nefrologista.